sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A Tatuagem


Existem muitas provas arqueológicas de que as tatuagens já eram feitas no Egipto entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que se tatuavam-se em rituais ligados à religião.

Em 787 da nossa, a Igreja Católica por ordem do Papa, acabou com a tatuagem da Europa, com o argumento de que era “coisa do demónio”, para que outras culturas e costumes não se instalassem na Europa Católica e podendo ela de forma quase ditatorial impor-se a outras culturas. Assim qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não eram vistos com bons olhos.

No século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros, particularmente aqueles que navegaram os mares do sul.

O termo tatuagem, vem do francês tatouage e por sua vez, do inglês tattoo e tem a sua origem nas línguas polinésias (taitiano) da palavra tatau, supõe-se também que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico, possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

Certamente que a história da tatuagem esteve sempre ligada à história da evolução do homem.

Acredita-se pelos dados existentes que os homens da pré-história se orgulhavam das suas cicatrizes propositadas, pois elas eram sinónimo de coragem.

As tatuagens também foram usadas para marcar os momentos da vida biológica (o nascimento, a maturidade sexual), também para registrar os factos da vida social mais importantes como (tornar-se guerreiro, sacerdote, ou casar-se), assim como para pedir protecção ao sobrenatural e curiosamente também foi usada como tratamento medicinal por curandeiros.

Existem muitas controvérsias e curiosidades sobre a real origem das tatuagens.

A tatuagem hoje em dia, atrai muitos jovens e adultos das grandes metrópoles de todo o mundo como forma de moda e estética.

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas em todas as culturas do Mundo.

Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana e tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através de introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi irreversível, hoje já existem algumas possibilidades de serem removidas.

A motivação para os coleccionadores dessa arte é de ela ser, uma obra de valor eterno.